Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

{sustentabilidade} Você sabe usar sua máquina de lavar roupas?

Talvez você esteja pensando: "É só colocar a roupa, sabão e amaciante, cada um no seu compartimento, escolher o ciclo e ligar!". Bom, muitas vezes nos guiamos pelo "olhômetro" para definir a quantidade, tanto de sabão, quanto de roupas e amaciante. Aí está o problema. A máquina trabalhará em seu potencial total quando estas medidas forem respeitadas.

Caso você coloque mais roupa do que o normal, o enxague e a centrifugação provavelmente não serão eficientes. Se você colocar sabão além da conta, ficará resíduo na roupa, manchando a mesma. E se o amaciante for demais, também pode manchar. Para solucionar estes problemas, você precisará gastar mais água e mais energia.

Então, além de seguir as intruções de quantidades de sabão e amaciante descritas no aparelho e na embalagem destes produtos, uma boa dica para usar a máquina de lavar roupas de maneira correta é respeitar a quantidade de peças, de acordo com a capacidade da máquina. A tabela abaixo mostra o peso aproximado das peças de roupa, assim você saberá quantas peças poderá colocar na máquina.
Mas atenção! As máquinas que lavam e secam possuem capacidades diferentes para estas funções. Por exemplo, a máquina lava 8,5kg mas seca apenas 5kg.

Tipo de Roupa
Peso (g)
Calça de Brim/ Jeans
800
Calça de Brim/ Jeans Infantil
400
Camisa
250
Colcha Casal
1.300
Colcha Solteiro
1.000
Conjunto de Moletom Adulto
700
Conjunto de Moletom Infantil
500
Edredon Casal
1.800
Edredon King Size
2.500
Edredon Solteiro
900
Fralda
50
Fronha
120
Lençol Casal
800
Lençol Solteiro
500
Pano de Prato
80
Pijama
400
Roupas Íntimas
50
Toalha de Banho
500
Toalha de Mesa
500
Toalha de Rosto
200

Outro link legal com pesos das peças de roupa e outras dicas de lavagem é o site da Omo.

Aproveite!

Nenhum comentário: